Como fazer uma maquiagem básica perfeita

Se você é mulher e não tem intimidade com o universo da maquiagem provavelmente você já se perguntou por onde começar a se maquiar, atualmente existem uma infinidade de produtos e diversas técnicas de maquiagem que podem confundir e ate mesmo desanimar quem ainda não tem afinidade com o esse mundo.

Mas, não se preocupe!!

Se você é do time que não sabe nem por onde começar, este artigo foi especialmente feito pra você!! Antes de mais nada, lembrem-se: para que a maquiagem tenha um aspecto mais natural, é necessário cuidar diariamente da pele. A pela hidratada e bem cuidada tem uma aderência melhor aos produtos.

Maquiagem fácil para o dia a dia

Uma boa maquiagem começa com o preparo da pele

Limpeza da pele: Lavar o rosto é essencial para retirar as impurezas e a oleosidade. Utilize o sabonete específico para seu tipo de pele.

Base: A base proporciona uma aparência mais uniforme ao rosto, cobrindo pequenas imperfeições. Ao escolher a base, precisamos prestar atenção em:

Cor e temperatura da base: a cor precisa ser o mais próximo/igual ao tom da pele, o local ideal para testar é na mandíbula (lateral do rosto) assim é possível perceber a transição entre o rosto e o pescoço, a ideia é fugir daquele efeito “máscara” que é quando a cor do rosto está muito diferente da cor do pescoço e do colo. A temperatura diz respeito ao subtom da base (cor de fundo), as bases podem ser quentes ou frias, bases quentes possuem fundo amarelo e as bases frias possuem o fundo rosado.

Cobertura: a cobertura é relacionada com a capacidade da base de esconder as imperfeições. A cobertura pode ser leve, média e alta.

Como a base se “comporta” no rosto. As bases matte, que são utilizadas para a peles oleosas, ao secar essas bases ficam opacas. As luminosas são usadas para peles normais ou secas, ao secar a base dá aspecto luminoso e de viço à pele.

As bases podem ser em pó, bastão, liquida e creme.

As bases em pó podem ser em pó compacto ou em pé solto, as bases em bastão parecem um batom, as bases líquidas podem ser mais viscosas ou bem fluídas, as bases líquidas são vendidas em embalagem com conta gotas. Já as bases cremosas têm aspecto de mousse.

O pó é usado para “secar” a base, pode ser pó compacto ou pó solto.

Para uma maquiagem mais leve prefira os pós translúcidos, esses pós não possuem cor/pigmento portanto não acrescentam cor quando são utilizados. Para makes mais elaboradas utilizem  pó do mesmo tom da base, a cobertura será muito maior.

Blush: é o produto usado nas têmporas, nas maças do rosto ou no mais popular nas bochechas, é utilizado para dar cor, aquele ar de saudável ou então aspecto bronzeado.

O mercado possui diversos tipos de blush: tem em pó, bastão, creme/mousse. Para escolher, basicamente se preocupe se são secos ou cremosos, pessoas com pele oleosa devem dar preferência aos secos.

Boca

Batom: batom é aquele produtinho que dá cor aos lábios, podem ser:

Cremosos: possuem um aspecto de lábio mais hidratado.

Cintilantes: possuem um aspecto parecido com o cremoso, mas o cintilante possui brilho.

Matte: possuem aspecto seco e fosco, é necessário que os lábios estejam bem hidratados para ser usado, caso a hidratação não esteja em dia, o lábio pode descamar e gerar desconforto.

Além dos batons, para dar cor ao lábios ainda tem: gloss, que dão aspecto “molhado” ao lábio e lip tint que parece gloss, mas colore os lábios sem dar sensação de molhado.

Olhos

Sombra: as sombras são usadas nos olhos, dependendo da técnica utilizada é possível, entre outros efeitos, aumentar, diminuir, juntar ou afastar os olhos.

Rímel ou máscara de cílios: são usados nos cílios para dar volume, alongar ou curvar. O efeito dependerá do tipo de escovinha que vem no produto.

Com esse passo a passo sua maquiagem vai ficar mais bonita e a durar muito mais!

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com a gente? Comente abaixo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*