Saiba as etapas da Confecção de Roupa para montar sua marca

Imagino que em algum momento da vida você teve a curiosidade de saber como uma roupa é fabricada, né?

A confecção de uma roupa exige uma série de etapas até que a peça esteja pronta para a venda.

Nesse post vamos resumir os processos de produção de uma marca de roupas.

Desenho da peça

São feitos desenhos ou esboço da roupa, conhecidos tecnicamente por croqui.

Nessa etapa, as vezes encontramos um tecido lindo e nem importa o que vamos fazer com ele, só sabemos que vamos comprar para depois criar, ou o contrário, temos aquela inspiração maravilhosa da roupa e depois pensamos em qual tecido e aviamento vamos utilizar. O profissional que cria a peça é o estilista.

O croqui é primeira referência da roupa

Modelagem

A modelagem é a tradução da ideia da roupa no molde, é fazer a roupa, literalmente, no papel, também conhecida como modelagem plana.

É nessa etapa que a roupa é criada na prática, fazendo no papel tudo que será feito no tecido, analisando os encaixes e os acabamentos, nesse momento pensamos na peça como um todo.

Outro método de modelagem é a moulage, método tridimensional em que a roupa é criada no próprio manequim acompanhando as curvas e volume do corpo/manequim.

A modelagem da roupa é definida com base nos desenhos

Peça piloto

Após a criação no papel, fazemos a peça no tecido escolhido, essa primeira peça é chamada peça piloto ou matriz.

É a partir dessa peça que temos certeza que a modelagem está certa e que todas as partes se encaixam perfeitamente, avaliamos o caimento do tecido, as formas de acabamento e os aviamentos utilizados.

Dessa forma, uma confecção de roupas pode organizar uma produção em série sem problemas.

Corte

Após a aprovação da peça piloto, o pano será cortado em enfesto, que são várias peças cortadas ao mesmo tempo, ou seja, o tecido é esticado e colocado em várias camadas na mesa. Finalizado o corte, o enfesto é enviado para a costura.

Para uma produção em série de peças com várias camadas de tecidos são utilizadas máquinas de corte de tecido com disco ou faca.

Ainda, existem no mercado as máquinas de corte com disco menores, chamadas de “bananinha” que são mais ágeis que as tesouras comuns.

O operador guia os cortes dos moldes

Costura

No universo da costura existe uma diferença entre costureira e faccionista, a costureira pega o tecido e o transforma em roupa, passando por todo esse processo descrito acima.

Já a faccionista recebe o enfesto divido em fardos e fecha as roupas com o auxílio da peça piloto, pois ela apenas reproduz uma sequência de montagem da peça. Essas profissionais trabalham de forma organizada e conseguem produzir em larga escala.

Em confecção de roupas, geralmente, as peças são costuradas pelas faccionistas, com o corte devidamente separado, etiquetas, aviamentos, peça piloto e ficha técnica.

Depois da costura, a roupa passa por processo de arremate, como cortar as linhas que estão sobrando, passar a peça, controle de qualidade, entre outros. Então, a peça está pronta para venda!

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com a gente? Comente abaixo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*