Como montar uma Loja de Roupas de Sucesso

Começar a investir no seu próprio negócio pode parecer um tanto arriscado, principalmente quando você não faz ideia de onde começar. O mercado de roupas é um negócio muito lucrativo, a moda está sempre evoluindo, afinal vestimenta é algo indispensável no dia a dia.

Quando vemos pessoas de sucesso no mundo da moda, pensamos – o que elas fizeram? Uma coisa é certa! Todas elas têm em comum o perfil de empreendedor, que encara os desafios do negócio, calcula os riscos e não desiste por nada.

Para te ajudar nessa caminhada do sucesso, responda essas perguntas abaixo e descubra qual sua vocação de empreendedor.

  • Você possui as características de proatividade, perseverança e criatividade?
  • Você gosta do segmento de vestuário e de moda?
  • Você tem interesse por tendências da moda?
  • Você tem interesse em negócios e marketing?

Sentiu que é isso mesmo o que você quer?

Então, de olho nesse mercado, criamos esse passo a passo de como montar uma loja de roupas para te ajudar a entender melhor como funciona esse mercado e o que fazer antes de decidir investir na loja.

Plano de Negócio: Calcule os custos para montar sua loja

Fazer uma estimativa dos gastos será o seu primeiro passo, afinal, você vai precisar investir pra ter lucros futuros.

Chegar a números exatos é impossível, isso vai depender de vários fatores, como por exemplo o local onde você vai criar sua loja, o estoque de produtos, móveis, decoração, manequins, provadores e até mesmo funcionários e treinamentos.

Por isso é importante montar um bom plano de negócios para calcular o resultado financeiro da sua ideia de loja. Vale a pena gastar um tempo analisando estas informações.

Procure um profissional para tratar de assuntos jurídicos

Nada melhor que começar tudo do jeito certo, não é mesmo? Você irá precisar abrir um CNPJ pra sua loja, afinal, é uma empresa, não é?

Com o CNPJ pronto, você pode conseguir melhores fornecedores e formas de pagamento, de acordo com o tamanho do seu negócio. Inclusive, sua empresa estará pronta para conseguir linhas de crédito bancário, se necessário.

Além disso, é importante proteger todo o seu esforço em gerar uma marca de sucesso no mercado, então registre a marca da sua loja. Imagine perder tudo o que você já fez porque alguém registrou a marca antes de você.

Escolha em qual local você quer montar sua loja

Avaliar um ponto para alugar, comprar ou construir é um grande passo para esse novo negócio. Tenha muito cuidado nessa etapa para não cair em armadilhas, avalie com calma.

  • É melhor alugar ou comprar? Quais as vantagens?
  • O local é de fácil acesso para os clientes? Possui estacionamento?
  • O fluxo de pessoas é compatível com o público alvo? Quais lojas estão ao redor?
  • A segurança na região é boa? Ocorrem roubos na vizinhança?

Pense no seu público alvo

Pra quem você quer vender? Essa é a primeira pergunta a fazer a si mesmo. Avaliar qual público vai transitar em volta da sua loja, como aquelas pessoas costumam se vestir e por qual estilo se interessam.

Se sua loja de roupas for montada em uma área nobre, observe as outras lojas que existem ali, e pense em algo diferente, porém em um mesmo nível, a chance de dar certo é muito grande.

Para descobrir o público alvo ideal para sua loja de roupas, responda as perguntas:

  • Qual é a faixa etária do seu cliente?
  • Qual é o estilo de roupa do público alvo?
  • Quem serão seus fornecedores?
  • Quais serão meus concorrentes?

Escolha um estilo de moda

Você precisa pensar em nicho de mercado que torne a sua loja referência, como masculino, feminino, infantil, plus size, gestante, praia, esportivo, entre outros. Faça uma pesquisa dos estilos na região onde você quer abrir sua loja.

Escolher em um estilo próprio pra sua loja e segui-lo será importante para garantir clientes fixos. Não adianta de nada tentar vender de tudo. Isso é papel das grandes lojas como C&A, Riachuelo ou Renner, pense que elas não começaram grandes.

A evolução do seu negócio será aos poucos, portanto, não arrisque em tudo! Aposte em um estilo que seja referência na hora que seu cliente for procurar sua loja.

Invista no Marketing da sua Loja de Roupas

Divulgar a sua loja é primordial! Não quer dizer que você tenha que investir muito dinheiro.

A divulgação da loja deve fazer parte do seu plano de negócios e deve ser elaborado antes de abrir o negócio. Somente o “boca a boca” dos seus clientes não será o suficiente para aumentar os lucros.

Desse modo, as campanhas de marketing servem para captar e fidelizar clientes, bem como fortalecer sua marca no mercado.

Esse é um passo importantíssimo para o sucesso de sua loja de roupas, veja algumas dicas:

  • Decoração e vitrine da loja atrativa aos clientes
  • Construa uma base de dados de clientes
  • Divulgue promoções e cupons de desconto
  • Facilite o parcelamento e pagamento das compras

Pense nas vendas online

Nos tempos atuais, não podemos deixar de lado as plataformas digitais em que você pode divulgar seus produtos, como nas redes sociais: Facebook, Instagram, WhatsApp.

O marketing digital tem um potencial maravilhoso e de baixo custo, com isso, ele vai te ajudar a realizar vendas online para todo o Brasil.

É essencial manter atualizações constantes com fotos bem produzidas e conteúdo relevante para os seus seguidores, aliás muitas marcas contratam profissionais específicos para isso.

Mas fique atento! Falhas na logística de estoque ou atrasos no prazo de entrega, podem respingar negativamente sobre o nome da sua marca e atingirá também a sua loja física.

O ideal é pesquisar bastante sobre a implantação de lojas virtuais e E-commerce.

Conclusão

Planejamento e estudo nunca serão demais, estas são dicas para começar, todo o resto dependerá de você e de como irá lidar com isso. O mercado de vestuário é extenso, com grandes oportunidades, porém exige dedicação e um bom plano de negócios.

O que preciso fazer para ser uma Consultora de Moda de sucesso?

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com nós? Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*