Profissões da Moda: Estilista, Modelista, Pilotista, Cortador, Faccionista

A indústria da moda é um mundo fascinante e diversificado, quando pensamos em moda, na maioria das vezes, pensamos em estilistas e em costureiras. Mas, não se engane, por trás de cada, literalmente cada peça de roupa existem diversos profissionais envolvidos no desenvolvimento.

O design de moda é a área mais conhecida da indústria, é o curso oferecido nas faculdades, geralmente na modalidade bacharelado, com aproximadamente quatro anos de duração. O design de moda envolve uma variedade de trabalhos e umas das coisas mais importantes do design é definir a área de atuação que se deseja trabalhar.

Para trabalhar com moda não é preciso necessariamente a formação acadêmica, é importante sempre estudar, fazer cursos livres, se manter atualizado e mostrar ao mundo o seu trabalho. As carreiras mais conhecidas da moda são:

Estilista ou designer: é o profissional que desenvolve a coleção, faz pesquisa de tendência, idealiza as peças de roupa e é o responsável por toda a parte criativa da produção. O estilista desenha os croquis, que são os desenhos que representam as peças que serão criadas.

Muito importante para quem quer trabalhar com design é manter um portfólio (lista com os trabalhos já realizados, na prática, uma pasta com os desenhos) sempre atualizado.

Modelista: é o profissional que transforma o desenho do estilista em roupa, ele é responsável por traduzir os conceitos e as criações do estilista. A partir do desenho o profissional escolhe a metodologia da modelagem (plana ou tridimensional) e cria a peça no molde/papel.

A peça matriz é conhecida como piloto.

Pilotista: é o profissional que cria a peça piloto, essa é a primeira peça produzida a partir do molde que é desenvolvido pelo modelista.

A produção do molde e a peça piloto são intimamente ligadas, é na peça piloto que é testado o molde, o acabamento, o tecido e seu caimento.

Cortador: é o profissional que realiza o corte do tecido a partir dos moldes produzidos pela modelista, as peças são cortadas com máquinas de disco ou de faca.

O corte de tecido é executado com o uso de máquinas profissionais.

Para desempenhar seu trabalho, o cortador utiliza uma mesa ampla para o tecido ser esticado e sobreposto em camadas (enfesto), esse profissional também é conhecido como cortador industrial.

Faccionista: é a profissional que “fecha” a peça, as faccionistas costuram as peças guiadas pela peça piloto. Geralmente possuem em seu ateliê uma máquina reta, overloque e galoneira.

Costureiras e faccionistas na confecção de roupas.

Costureira: é a profissional que modela, corta e costura a peça. A costureira possui conhecimento de toda a cadeia produtiva da peça, literalmente transforma o tecido em roupa, geralmente trabalha com peças sob medida.

Ainda, existem outras profissões da moda que iremos apresentar em outros posts 🙂

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com a gente? Comente abaixo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*